A história antiga e a identidade das artes marciais coreanas em geral permanecem amplamente disputadas, e o Taekkyeon tem sido erroneamente associado ao Taekwondo.
A primeira menção conhecida do Taekkyeon remonta ao início do século XVIII. Ao longo dos séculos seguintes, vários registros foram preservados, incluindo documentos oficiais, pinturas e uma única fotografia, e após uma análise minuciosa desses registros, conclui-se que o Taekkyeon, em sua forma histórica, não se assemelhava às artes marciais modernas.
Em vez disso, tinha características mais ligadas a jogos e era frequentemente associado a comportamentos desordeiros entre as classes sociais mais baixas. Suas apresentações públicas provavelmente estavam ligadas a costumes populares e festivais, o que explicaria suas características de dança.
Embora haja especulações sobre suas origens mais antigas, não há documentos suficientes para chegar a uma conclusão definitiva.
Portanto, considerar o Taekkyeon como uma “arte marcial tradicional coreana” pode ser uma interpretação inventada.
Este trabalho está disposto da seguinte forma:
- Introdução;
- Antecedentes: Artes Marciais sem armas na coreia antiga;
- Registros existentes sobre o Taekkyeon antes do século XX;
- Teorias sobre a natureza do Taekkyeon;
- Taekkyeon como um exemplo da “invenção da tradição”;
- O Taekwondo moderno é o resultado da “taekkyeonização” do Karatê japonês?;
- Conclusão;
- Referências bibliográficas.
ADQUIRA HOJE MESMO
Não perca a oportunidade de possuir este conteúdo indispensável para entusiastas das artes marciais e admiradores do Taekwondo.
Clique no botão abaixo para adquirir seu exemplar e embarcar nesta jornada histórica pelas artes marciais coreanas.
Recentemente, adquiri o E-book e estou absolutamente impressionado com a qualidade e profundidade do conteúdo apresentado. É um trabalho excepcional de fácil leitura e compreensão. Me ajudou muito na compreensão da história do Taekwondo. Um tesouro de informações e uma leitura obrigatória!
-Jhonas Oliveira